31 de março de 2009

sobre arte

pré-s.: Nos últimos quatro anos, as mesmas discussões sobre arte me aprisionaram e me libertaram ao mesmo tempo. Eu tenho essa vontade de não criar nenhum conceito prévio sobre qualquer assunto, porém agora que estou de férias por tempo inderteminado, preciso fazer pequenas observações (ou deixar anotados pequenos pensamentos que eu talvez não tenha explicado direito nem pra mim).


obs.1: Não existe nada de pequeno em ser artesão.

obs.2: Ninguém é "promovido" ao cargo de artista porque pintou um quadro.

obs.3: Não é porque teóricos não chegam a um consenso sobre o que está e o que não está inserido dentro do campo "Arte" que qualquer coisa é arte.

obs.4: Não, eu não sou defensora da arte com A.

obs.5: Importa quem fez o trabalho e o contexto em que o trabalho foi feito, mesmo que se queira considerar uma montanha como arte.

obs.6: Se a observação 5 for tomada como parâmetro, fica mais fácil avaliar uma obra independente da discórdia em relação a etiqueta "isso é arte".

obs.7: Mesmo depois do glamour de "ser artista" ter sido botado a prova, por diversos meios, as pessoas insistem nele (ainda que tenha guerra, o mundo esteja prestes a enfrentar uma grande recessão e milhões de pessoas morram de fome na esquina ao lado).

obs.7A: Pra mim o que torna arte, Arte, é a humanidade inerente a ela (então eu sou obrigada a desacreditar nas pessoas ou pensar que existe uma pequena distorção nos olhares que se ocupam com arte ou a Arte).

Nenhum comentário: